Como usar o planner S&N

A missão da Switch and Note (S&N) é ajudar as pessoas a terem uma vida mais organizada e mais produtiva. Além do trabalho de consultoria, palestras e workshops, desenvolvemos planners para facilitar a organização.

Estamos constantemente com tarefas, obrigações, questões a serem resolvidas que ficam pipocando o tempo todo na nossa cabeça. E o que fazer com elas?

Hoje em dia existem vários métodos e ferramentas e a S&N apresenta aqui uma sugestão.

Uma vantagem importante da S&N é a possibilidade de transferir as folhas de um lado para o outro do planner. As folhas de um caderno normalmente estão presas à uma espiral de metal ou de plástico, a um sistema wire-o ou são brochuras ou costurados de diversas formas. O S&N, entretanto, é diferente, pois possui um sistema de discos nos quais as folhas são encaixadas. Isto permite que as folhas possam ser transferidas de um ponto a outro do planner, podem ser acrescentadas ou mesmo ser removidas. O S&N vem com 30 folhas de cada tipo, pautadas, lisas e quadriculadas.

 

Você está com tarefas demais atrapalhando o seu desempenho no trabalho, está com a bagunça espalhada por todo lado e está sem tempo. Não sabe por onde começar…

Então, vamos lá.

Começamos pegando uma folha pautada para nela escrever tudo o que vem à cabeça: é um brainstorm, uma lista bem completa com todos os assuntos, com todas as preocupações e sentimentos, com todas as tarefas que precisam ser feitas. Anote tudo, sem se preocupar com a ordem. É literalmente “tirar da cabeça e colocar no papel”. É deixar a mente livre. É saber que está tudo aqui e não há necessidade de repassar os assuntos mentalmente de novo.

E depois, o que fazer?

Vamos separar o que coletamos no brainstorm em duas categorias (duas categorias para este exemplo ilustrativo… mas separe em quantas categorias forem necessárias para seu caso): os assuntos pessoais (P) e os de trabalho (T).

Aqui cabe apresentar o escritor inglês Tony Buzan, que é o responsável pela sistematização do mapa mental. O mapa mental é um diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente. Ele começa com um tema central, que evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os subtópicos do tema. Esta metodologia vai nos ajudar a organizar os assuntos.

Pegue uma folha em branco e faça no centro um círculo e nele escreva o tema central do brainstorm: você. Em cada lado coloque um retângulo: “pessoal” e “trabalho”. A ideia é ir anotando os assuntos relacionados e atribuindo graus de importância, usando linhas mais grossas para os assuntos principais e mais finas para os assuntos secundários. O que leva a que, o que se relaciona com o que. Simples?

 

 

Com o mapa mental básico elaborado fica muito fácil de visualizar o que se refere à vida pessoal e o que se refere à vida profissional. Fica fácil de visualizar a ideia inteira, como um mapa a ser seguido. Dá tranquilidade.

 

Obs.: Aqui usamos um exemplo muito simplificado do uso do Mapa Mental, mas ele é um princípio que pode ajudar na estruturação de uma campanha de marketing, no planejamento de um projeto de decoração, na escolha de uma equipe de trabalho, na criação de um cardápio semanal e assim por diante.

 

Olhando o nosso mapa mental, vamos definir quatro temas para cada assunto e listar as tarefas relativas a cada um. Assim uma folha quadriculada dará suporte à criação do diagrama

 

 

Com a lista pronta, o próximo passo é definir quando será realizada cada uma das atividades. É a fase de planejamento, de definição de prazos e da concretização das tarefas. É colocar na agenda… e agir. É aqui que veremos nossa organização se realizar.

A Switch and Note desenvolveu esta linha especial, com a missão de não só facilitar o processo de organização, como também oferecer um planner moderno, bonito e elegante. Muitas pessoas o elegem como a ferramenta ideal para se manter em dia com suas tarefas.

Bem, aprender uma nova habilidade pode ser desafiador e até difícil no início. Mas assim como qualquer outra, com um pouco de esforço e os recursos corretos, é mais do que possível.  

 

Estou à disposição, entre em contato pelo site (https://www.switchandnote.com.br/contato/) ou por e-mail sissasm@gmail.com quando precisar de uma ajudinha:)

 

 

“É tirar da cabeça e colocar no papel

para as ideias se realizarem”

MEIOS DE PAGAMENTO

FORMAS DE ENVIO